Estaladores
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Microsoft / Minecraft - E agora José?

Ir para baixo

Microsoft / Minecraft - E agora José? Empty Microsoft / Minecraft - E agora José?

Mensagem por Bonomi 18/09/14, 03:00 am

O que a Microsoft vai fazer com o Minecraft (Mojang)?

Tenho certeza que essa foi a pergunta que se passou na cabeça de todos os gamers – tanto nas do que gostam, quanto nas do que não gostam – quando ontem a Microsoft anunciou a compra do estúdio Mojang, que tem como seu principal game o popular Minecraft.

Inicialmente também me assustei com o valor. 2 Bilhões? Você está certa disso Microsoft?

Claro que olhando de fora, da perspectiva de simples usuários, não conseguimos entender o que poderia ter feito a empresa do Tio Bill querer gastar tanto para adquirir outra empresa.

Fato é que, comprando a Mojang, a Microsoft não só comprou o terceiro jogo mais vendido de todos os tempos, comprou também o jogo mais vendido em sua plataforma, o Xbox, comprou o jogo que tem mais de 100 milhões de downloads para pc, sendo também um dos jogos mais vendidos para iOS e Android.

Analisando assim, só o Minecraft, pode se perceber o interesse que não só a Microsoft, como também outras empresas poderiam ter pelo eestúdio Afinal, com essa aquisição, eles passam a dominar um importante mercado em expansão, o mercado de ‘bolso’, onde o Windowns Phone ainda luta para conquistar seu espaço e jogos e aplicativos para tablets ganham cada vez mais destaque (vide angry birds, fruit ninja, flap birds…).

O Windowns Phone, de acordo com a IDC, ainda apenas uma pequena parte desse mercado e, pensando assim, abre a possibilidade que a compra da Mojang possa ser uma estrategia para começar a garimpar espaço nesse setor, principalmente com os dados levantados acima, que evidenciam que a Microsoft comprou contato direto com uma das maiores comunidades de usuários, desenvolvedores e principalmente compradores. Quem pode querer mais do que isso? Essa compra, pode nos apresentar mudança na visão da Microsoft em relação a este setor.

-

minemine2Muitos fãs devem estar preocupados com o que pode acontecer com o Minecraft. Particularmente, acredito que o jogo ainda tem muito potencial a ser explorado e é uma via de duas mãos para a Microsoft.

Primeiro, é interessante pensar que a Microsoft agora tem as engines em mãos e pode se utilizar dela para construir novos jogos e faturar ainda mais. Quem sabe usar a mecânica do Minecraft para outros estilos de jogos? Claro, existem varios mods e varias opções de jogo feita pelos próprios usuários dentro do imersivo mundo de minecraft, mas quem sabe jogos exclusivos da Microsoft não se beneficiem?

Isso nos leva ao segundo ponto. É meio chato pensar em DLCs, expansões e até mesmo na possibilidade de um novo mercado dentro do Minecraft, contendo skins e outros benefícios. No entanto, além de varios produtos licensiados que podem ver pintando por ai, também temos que lembrar e pensar em outras coisas.

A Microsoft também é dona da Digital LEGO. Lembra de todos os jogos feitos para o LEGO recentemente? Minecraft: Lord Oh The Rings, versão oficial, não é maneiro pensar nessa possibilidade? Quem sabe um Minecraft 2? São possibilidades…

Por fim, como o site Polygon apontou, a Microsoft tem (ou tinha) 87.5 Bilhões em caixa destinados a aquisição e desenvolvimento de novos projetos. Pensando por esse lado, a Microsoft gastou bem pouco em relação ao que podia ter gastado e ainda abriu uma nova gama de possibilidades para fazer o dinheiro rodar e trabalhar.

Foi uma aposta, se foi boa ou não, vamos demorar um pouquinho para descobrir.

-------

Texto que publiquei lá no Força Nerd
Bonomi
Bonomi

Mensagens : 97
Data de inscrição : 20/08/2014
Idade : 34
Localização : Feudo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos